Skip to main content

Bloqueio de nº por spam e dúvidas sobre WAPP Business

Bloqueio de nº por spam e dúvidas sobre WAPP Business

Bom dia!
Estamos recebendo mensagens de spam de um nº que está interagindo com o BOT e precisamos bloquear este e futuros outros e tenho dúvidas de como proceder? (evidência anexo)

Existe algum problema em baixarmos o Whatsapp Business no celular também? Ele cancelaria o Wapp web?

1. Devemos bloquear no telefone físico ou pela blip?
    Se pela Blip, qual o caminho?

At e no aguardo!
Anderson Dias

Este tópico foi fechado para respostas.

12 comentários

Bia
  • Inspiring
  • November 17, 2020

Olá @ANDERSON_MONTEIRO_DI! Tudo certo?
Eu sou a Bia e trabalho aqui na Take Blip no time de Comunidade 😊

Primeiramente, seja muito bem-vindo ao nosso Fórum! É um prazer ter você aqui!

Sobre a sua dúvida: Como não há funcionalidade para bloqueio de usuários na plataforma, o bloqueio de contatos deve ser realizado manualmente. É possível criar uma lista de bloqueio dos usuários que seu bot não responderá, caso entrem em contato com você. Isso não irá impedir que o usuário envie mensagens para o seu bot, mas vai impedir que ele consiga seguir com a interação e também impedirá que chegue ao atendimento humano.

Mas como funcionaria?

Você pode criar e manter uma lista de contatos bloqueados dentro da plataforma, através de uma ação ‘Executar Script’, através do Comando de Bucket 10 da plataforma, ou ainda através de alguma API. O script vai depender da forma como você for criar e gerenciar essa lista. Lembre-se que é necessário manter uma lista de usuários que deseja bloquear. Ou seja, quando quiser bloquear alguém, adicione o Identificador dele na lista.

Ficou claro, Anderson? Qualquer coisa pode me marcar por aqui que eu tento esclarecer possíveis dúvidas no processo, ok?

Fhelyp
  • Connected
  • October 7, 2021

Olá pessoal, estou com o mesmo problema!

Gostaria de saber se já existe um passo a passo ou método definitivo para tratarmos casos semelhantes, onde já identificamos que o contato trata-se de um bot em execução.

Coca_Cola_Brasil

@Bia tudo bem?
Eu fiz um post separado, pois não tinha encontrado este seu por aqui.
Pode me ajudar?

Segue o meu post original:
Bom dia! Tem alguma solução para realizar bloqueios de clientes e/ou Bots.
Identifiquei na minha base de contatos que temos vários Bots enviando msgs para o nosso bot todos os dias, com isso temos um custo desnecessário de MAUs que podemos evitar.
Também temos alguns usuários de outros países que acabam entrando e acabam abandonando a conversa logo no início, gerando também um custo de MAUs desnecessários.
Temos alguma solução para estes problemas?
Abraços.

Minhas dúvidas depois de uma leitura no seu post:
1- Eu preciso fazer manualmente todos os bloqueios, ok? Mas como eu posso impedir que outros Bots de campanhas políticas, por exemplo, entrem em contato com o meu?
2 - Este bloqueio manual não vai impedir o usuário de enviar mensagens para o meu bot, certo? Mas isso só resolve uma parte do problema, pois vou continuar sendo cobrado por estas mensagens a cada 30 dias que este usuário voltar no meu bot, certo?

Bia
  • Inspiring
  • November 23, 2021

@Coca_Cola_Brasil ótimos questionamentos, viu? Tão bons que já até passei para o pessoal responsável por aqui para te dar um retorno quanto antes. 🤓

Vou marcar também o @BrunoC e o @Caiof para complementarem, caso saibam de algo.

Coca_Cola_Brasil

Obrigado, Bia.
Temos que deixar no radar o novo modelo de cobrança do WhatsApp para 2022. Os custos desta alteração são gigantes.
Vamos falando. 🙂

Coca_Cola_Brasil

Bom dia, Bia.
Tudo bem?
Conseguimos ter um retorno do time responsável?

Arthur.Machado
Blipper
Forum|alt.badge.img

Olá @Coca_Cola_Brasil ! Meu nome é Arthur e irei apresentar a vocês uma solução paleativa que adotamos em um cenário semelhante 😉

Podemos pensar no caso mais simples de tratar esse cenário, no qual nós sabemos quais são os usuários que possivelmente se enquadram como bots.

A solução consiste nas seguintes etapas:

1. Criação de um loop no bot principal no qual o contato inteligente da Coca-Cola não irá responder o usuário em nenhum momento
  2. Ter disponível a possibilidade de apagar todas as variáveis de contexto de um usuário (Existem extensões e comandos do blip para isso)
  3. Criar um script que valide se o usuário atual eestá na lista de bloqueados

Desse modo, para bloquear um usuário de interagir com o contato inteligente, basta colocar os usuários conhecidos no script, publicar o fluxo e resetar as variáveis de cada usuário.

É importante lembrar que essa não é uma solução oficial e está sujeita a melhorias por ser um processo manual e temos a necessidade de conhecer o usuário.

O usuário irá passar ao menos uma vez pelo fluxo para que seja identificado por algum atendente como bot, mas após isso, basta que uma pessoa desenvolvedora inclua o novo ID no script de bloqueio criado.

Bia
  • Inspiring
  • December 21, 2021

Ei @Coca_Cola_Brasil! Vem aqui que o @Arthur.Machado veio nos salvar!

Coca_Cola_Brasil

Opa, boa tarde.
Desculpa pela demora no retorno.
Este modelo é teoricamente fácil de ser feito, o problema é a manutenção dele, pois vamos precisar cadastrar todos os usuários manualmente nesta lista de bloqueio e temos muitos por aqui. 😦

Adriano_tsi
Forum|alt.badge.img+1
  • Solver
  • January 24, 2022

Hey @Coca_Cola_Brasil , talvez uma forma de tornar esse gerenciamento mais “fácil” seria através de uma planilha no Sheets, assim você poderia registrar todos esses números e adaptar o script para percorrer os dados dessa tabela.

Algo semelhante ao que o @GabrielPetrone respondeu aqui:

Coca_Cola_Brasil

Excelente. Vou fazer um teste sim.
Agora existe uma forma rápida de identificar estes “bots” que estão dentro do meu fluxo ou só olhando fluxo de conversa mesmo?

demetrio.pacheco
Blipper